A organização e agilidade do recadastramento do Censo Cadastral Previdenciário de Mato Grosso do Sul surpreendeu positivamente servidores da capital que foram fazer a atualização de dados. O secretário de estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, juntamente com o diretor presidente da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Jorge Martins, visitou na manhã desta sexta-feira (6) o posto de cadastramento do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
“Super rápido. Fluxo perfeito. Tive orientação desde a entrada e todo o processo, desde que cheguei, não durou mais de 20 minutos. E o atendimento foi muito bom”, afirmou a enfermeira Clarice Souza Pinto. Também lotado na Secretaria de Estado de Saúde (SES), o dentista Francisco Grilo foi outro que não poupou elogios aos procedimentos. “Excelente, estão de parabéns. Muito organizado, tudo certinho. As moças estão bem preparadas”, afirmou diretamente para o secretário Riedel.
O policial militar aposentado Ary Francisco do Nascimento também aprovou o atendimento. “Muito bom e bem rápido”, disse, aproveitando para sugerir aperfeiçoamento no site do Censo. O recadastramento dos segurados do regime próprio de previdência do Estado (MS-Prev) vai confirmar os dados cadastrais dos funcionários públicos de cargos efetivos civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, e Defensoria Pública e Ministério Público.
Em quinze dias úteis de atendimento, 8,2 mil servidores foram recadastrados na Capital. Até o momento, de um total de 58,1 mil servidores do Executivo estadual, 41,7 mil, ou 71,8%, já agendaram atendimento nos 24 municípios polos permanentes e nas cinco cidades onde haverá atendimento temporário.
Além do Centro de Convenções, a Capital conta com outro ponto para atender aos servidores, na Fundação de Cultura – prédio do antigo Fórum, na avenida Fernando Correa da Costa. “O fluxo está bem positivo, os servidores estão atendendo ao chamado para o agendamento, mas ainda precisamos mobilizar mais, para que efetivamente todos os segurados compareçam”, ressaltou Riedel.
O atendimento foi escalonado de modo que os servidores do Executivo Estadual lotados em Campo Grande terão até 3 de junho para fazer o recenseamento. De 13 de junho a 29 de julho será a vez dos servidores dos demais poderes da Capital.
No interior, a atualização de dados também será realizada no intervalo de 13 de junho a 29 de julho, porém há um período específico para cada um dos 24 municípios polos permanentes e as cinco cidades onde haverá atendimento temporário. Tanto o agendamento como as demais informações sobre o censo podem ser acessadas no site www.censo.ms.gov.br.
“Estamos bem satisfeitos com os resultados atingidos, mas vamos intensificar as ações de comunicação, com o envio de malas diretas para os inativos”, afirmou o diretor da Ageprev, lembrando que quem não se recadastrar, terá suspensos vencimentos ou benefícios.
O censo – O Censo Cadastral Previdenciário de Mato Grosso do Sul atualiza o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, um sistema unificado que contém as informações previdenciárias de todos os servidores públicos do País.
Texto: Rosane Amadori
Fotos: Jessica Barbosa