No combate ao câncer de próstata foi ministrada, hoje (30), palestra com a enfermeira do Hospital do Câncer, Ana Paula Plácido, sobre “Saúde Preventiva do Homem – Novembro Azul”.
O encontro que reuniu servidores da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul destacou a importância da prevenção para homens de 40 a 60 anos de idade. A enfermeira também informou que aposentados e pensionistas a partir dos 81 anos, tem maior incidência de tumores, por isso, devem procurar o médico.
“Tudo que é descoberto tem 90% de chances de cura, sem sequelas com a possibilidade de se ter uma vida normal. Os sintomas mais comuns para se detectar a doença são dores lombares, inchaço dos membros inferiores e ardência ao urinar, então, se apresentar um desses sinais procure o médico”, explicou a enfermeira. Outra forma de realizar a prevenção é fazendo o exame de sangue PSA que detecta, a partir dos 40 anos, o antígeno cancerígena no corpo humano.
De acordo com a Coordenadora de Promoção da Saúde e Valorização do Servidor (COPSERV-Sudesp/SAD), Giselda Giffoni, o objetivo da parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Alfredo Abrão, é esclarecer os servidores públicos sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, conscientizando e orientando os homens, sobre os fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce por meio de exames anuais.
Alessandra Messias – Assessoria de Comunicação