Na manhã desta segunda-feira (14.08) estiveram na Ageprev – Agencia de Previdência Social de Mato Grosso do Sul o presidente da Adimp-MS – Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, Deoclécio Paes da Silva, e o vice presidente da Feserp _ Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, Michel Vaz, ocasião em que entregaram convite ao diretor-presidente da Ageprev, Jorge Martins, para participar do VII Congresso Estadual de Regimes Próprios de Previdência Social a ser realizado na cidade de Corumbá, no período de 13 a 15 de setembro próximo. Jorge Martins aceitou o convite e confirmou presença.
De acordo com o presidente da Adimp-MS o evento tem por finalidades, entre outras, “a disseminação da cultura previdenciária por meio da realização de congressos, seminários, cursos de capacitação e treinamentos”. Essas ações visam a “obtenção contínua dos objetivos estatutários com vistas ao aprimoramento de forma a atingir excelência na gestão dos RPPS – Regimes Próprios de Previdência Social”.
O Congresso em questão, contará com abertura solene no dia 13, quarta-feira às 18 horas, seguida de palestra para apresentação do Funprev – Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá, a cargo de sua superintendente Gabriela Winkler da Costa e Silva. Ainda na terça-feira ocorrerá palestra sobre “Governança dos RPPS” sob responsabilidade do representante do Ministério da Previdência Social, Miguel Antonio Fernandes Chaves abordando “O cenário dos RPPS do Estado de Mato Grosso do Sul, desafios e perspectivas”.
A continuação do evento se dará, na quinta-feira com mesas redondas e novas palestrar tendo como tema central informações a respeito dos regimes próprios, aposentadoria especial, requisitos para concessão, análise de tempo além de tempos para outros regimes. Também serão detalhados benefícios previdenciários abordando cálculos de proventos, abono de permanência e continuidade de exercício e atividades, entre os principais.
Já, para a sexta-feira, data do encerramento, está prevista palestra sobre a Importância do Crédito Consignado na rentabilidade dos RPPS, além de novas abordagens sobre benefícios previdenciários. Os participantes receberão informações sobre a Atuação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul na gestão dos RPPS, com explanação a ser feita pelo diretor da Secretaria de Controle Externo do referido Tribunal, Eduardo Dionísio.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação- Ageprev
Foto: Ageprev