Parceria entre Ageprev e SED leva orientação a profissionais da Educação sobre o Censo Previdenciário

Categoria: Censo, Geral | Publicado: quinta-feira, fevereiro 16, 2023 as 18:50 | Voltar

Com o objetivo de ampliar o acesso dos servidores estaduais da ativa, aposentados e pensionistas, com foco no segmento da Educação, a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) pactuou parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) para capacitação de profissionais da área para que atuem como agentes facilitadores do Censo Previdenciário 2023, que deve ser realizado até 28 de abril.

A Educação é um dos setores com maior número de servidores públicos, agregando cerca de 70% do quantitativo dos aposentados e 49% dos pensionistas do Executivo Estadual.

A capacitação ocorreu no dia 14 de fevereiro, na modalidade Ensino a Distância (EAD) e contou com aproximadamente 400 participantes, entre diretores de escola, professores, funcionários da área de Tecnologia da Informação, entre outros.

“A iniciativa tem o propósito de facilitar a vida do aposentado e pensionista que, em sua maioria, têm dificuldade de realizar o compromisso do Censo na modalidade online. Deste modo, a ação encoraja os segurados que sentirem qualquer dificuldade, a procurar auxílio nos seus órgãos de origem para realização do recadastramento”, detalha o diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira.

Cumprindo as diretrizes de atuação do Governo do Estado, que estimula iniciativas para um Mato Grosso do Sul inclusivo e digital e ainda em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a atualização de dados ocorre pela primeira vez, na modalidade híbrida, com possibilidade de envio das informações on-line ou presencial nos polos de atendimento, com prioridade para o envio virtual, assegurando comodidade, celeridade e segurança na transmissão dos dados.

Por contar com grande volume de aposentados e pensionistas, a Secretaria de Estado de Educação foi a primeira a integrar as ações de capacitação segmentadas que, posteriormente serão aplicadas em atendimentos presenciais em escolas que servirão de polos de orientação do Censo Previdenciário.

"Esse momento, voltado para orientação dos nossos diretores, foi resultado de uma importante parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação e a Ageprev. A criação dos pontos de atendimento presencial do censo previdenciário é importante para o correto cadastramento dos nossos servidores efetivos. Além disso, será fundamental para o acesso às informações e atendimento às possíveis dúvidas que possam surgir. Nesse contexto, é importante destacar a importância da integração e transversalidade entre as pastas, levando atendimento das demandas para os servidores", afirma a superintendente de Administração das Coordenadorias Regionais de Educação, Mary Nilce Peixoto dos Santos.

Sobre o Censo Previdenciário – o recadastramento é destinado aos segurados, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/MS).

Em cumprimento a uma determinação Federal, a atualização de dados é realizada a cada cinco anos.

O recadastramento on-line pode ser realizado por meio do site: www.censo.ms.gov.br, onde há todas as informações, documentação necessária e passo-a-passo para realização do envio de dados de forma simples e segura. O período de atualização cadastral encerra em 28 de abril de 2023.

Para o caso de dúvidas e auxílio no envio dos dados, a Ageprev instalou postos de atendimento físico em Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Os períodos, locais e horários de atendimento estão disponíveis na página do Censo.

Para outras informações estão disponíveis os telefone (67) 4042-1007 ou WhatsApp (67) 99630-7481.

Publicado por: jpdias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.