No primeiro quadrimestre – janeiro a abril de 2.023 – a Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev) realizou 6.872 procedimentos atendendo demandas de servidores públicos estaduais, no que diz respeito a pedidos de aposentadoria, pensão, reforma ex ofício, transferência para reserva, auxílio invalidez, isenção de imposto de renda, revisão ou reversão de aposentadoria, pensão e proventos, bem como a emissão de certidões e declarações de tempo de contribuição.
Nesse período, somente em relação à perícia médica, foram registrados 5.442 atendimentos com destaque para concessão de licença médica com mais de 30 dias que foram 953 ocorrências seguido de licença médica com 30 dias, no total de 904. Ainda em se tratando de perícia, houve registro de licenças para acompanhamento de pessoa da família, readaptações, exames admissionais, saúde mental, entre outros.
No que tange à previdência, item no qual houve 1.430 atendimentos, há que se destacar a concessão de 170 aposentadorias por tempo de contribuição e 45 por invalidez. Emissão de certidões ou declarações de tempo de contribuição atingiu o total 866 e de isenção de Imposto de Renda, com 129. Ainda em relação à previdência, houve 70 casos de pensão por morte e 30 transferências para a reserva.
Tanto na abordagem de perícia médica como de previdência, houve registro de atendimentos diversos. No primeiro caso, se referem a comunicação de acidentes de trabalho, laudos, perícia de insalubridade, laudos de condições ambientais e programa de prevenção de riscos que atingiram o total de 585. Já, quanto à previdência os atendimentos diversos, no total de 162, se relacionaram a reavaliações, revisões, averbação de nomes e inclusão ou exclusão de dependentes.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Ageprev
Foto: Ageprev