A enfermeira do Hospital do Câncer Alfredo Abraão, Laís Sampaio, que faz parte da Rede Feminina de Combate ao Câncer realizou na última sexta-feira (7), palestra sobre “Saúde Preventiva da Mulher” em comemoração ao “Outubro Rosa” para servidores da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev).
A enfermeira do Hospital do Câncer Alfredo Abraão, Laís Sampaio, afirmou que “o câncer tem 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. O autoexame da mama deve ser mensal, anual o exame clínico e a partir dos 50 a 69 anos a mamografia”. Conforme ela, com esse rastreamento será mais fácil diagnosticar precocemente a doença e aumentar a possibilidade de cura.
De acordo com Rosana Macedo, presidente da Rede Feminina Municipal de Campo Grande de Combate ao Câncer, a ação está sendo realizada em todos os órgãos públicos da Capital e tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos servidores públicos sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, conscientizando e orientando, principalmente, as mulheres, sobre os fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce por meio de exames anuais.
Esta é uma ação de iniciativa da Coordenadoria de Promoção da Saúde e Valorização do Servidor da Secretaria de Administração e Desburocratização (COPSERV/SUDESP/SAD), coordenada por Giselda Giffoni.
Alessandra Messias – Assessoria de Comunicação