#MinhaEscolhaFazADiferença é o slogan da campanha em prol de um trânsito mais seguro.
Campanha a favor da paz no trânsito e atenção pela vida dos condutores e passageiros que trafegam por Campo Grande, mobilizará no dia 11 de maio os servidores da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul para realizar o dia “D” com distribuição de folders, fixação de faixas e símbolos do Maio Amarelo.
O Diretor-Adjunto da Ageprev, Selmo Cassimiro, enfatiza que “cada servidor, aposentado e pensionista deve se comprometer com o seu veículo e do próximo, deslocando-se com segurança no trajeto que realiza para chegar com tranquilidade a Ageprev, evitando acidentes, e tendo paz para ser bem atendido”.
Desde 2014, o mês de maio tem sido marcado por ações que fazem a sociedade refletir sobre a segurança viária e redução de acidentes de trânsito. Trata-se do movimento internacional Maio Amarelo, que utiliza essa cor para simbolizar a atenção pela vida. A data principal do Movimento, dia 11, marca o início da Década de Ação Pela Segurança no Trânsito 2011/2020, pacto mundial proposto pela ONU e firmado por mais de 170 países, ocorrido em 11 de maio de 2011.
Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para as campanhas educativas de trânsito no País, inclusive o Maio Amarelo, é “minha escolha faz a diferença”. A proposta do tema é conscientizar todos os envolvidos no trânsito de que os acidentes são os resultados das escolhas que cada um faz.
O objetivo do tema escolhido é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
O Diretor-Administrativo da Ageprev, Delaor Vilela, adianta que no dia “D”, “utilizaremos o símbolo do Maio Amarelo, para chamar a atenção dos aposentados e pensionistas que são atendidos diariamente pela Ageprev sobre a importância de dirigir com responsabilidade para retornar às suas casas com segurança e preservando a vida”.
Estatísticas
Dados apontam que 90% dos acidentes têm como fator preponderante as falhas humanas como: imperícia, imprudência e desatenção.
Em Mato Grosso do Sul, o Maio Amarelo apresenta bons resultados no que se refere a diminuição de vítimas fatais. No mês de maio de 2014 foram registrados cinco óbitos, já no mesmo período de 2015 este número reduziu para quatro e em maio de 2016 foram duas vítimas fatais.
De acordo com o Diretor-Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Gerson Claro, para que o Maio Amarelo seja um sucesso, o movimento precisa do comprometimento de toda a sociedade, pois cada um tem o poder de melhorar o trânsito.
“Somente com o envolvimento da sociedade e com a mudança de comportamento do cidadão é que nós conseguiremos promover essa conscientização de que o trânsito é de todos. Se nós não nos respeitarmos, não humanizarmos o nosso trânsito, infelizmente, vamos continuar com esses números estarrecedores no Brasil e em Mato Grosso do Sul”, destacou Gerson Claro.
E para conseguir a preservação da vida e um trânsito mais gentil, convidamos todos vocês a participar deste movimento e fazer escolhas mais seguras e responsáveis não só no mês de maio, mas sim, ao longo dos anos.
Alessandra Messias / Assessoria de Comunicação com informações do Detran MS