Um total de 374 beneficiários do RPPS/MS (Regime Próprio de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) continuam com situação cadastral irregular em relação ao Censo Previdenciário e, consequentemente, não está tendo acesso aos seus vencimento líquidos. Apesar disso, os consignados, como é o caso de plano de saúde e empréstimos, por exemplo, continuam sendo pagos.
Nesse universo de inadimplentes, de acordo com levantamento da Diretoria de Gestão de Informação da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), 124 são aposentados civis e 20 militares da reserva remunerada ou reformados. Entre os servidores civis ativos 113 segurados se mantêm irregulares, enquanto os militares são três. Entre os pensionistas, 97 civis e 17 militares ainda não regularizaram a situação cadastral.
Em se falando de poderes, a maioria absoluta de segurados irregulares está no Executivo, no total de 370, destes, 110 são servidores civis ativos e três militares, também ativos. Os aposentados são 124, pensionistas civis 96 e 17 militares. Da reserva remunerada ou reformados são 20.
Nos outros poderes, foram encontrados dois servidores do Judiciário e dois do Legislativo.
Como vem ocorrendo insistentemente, a Ageprev volta a informar que os segurados que desejarem regularizar o cadastro podem fazê-lo, preferencialmente na modalidade on-line, acessando o site www.censo.ms.gov.br. Aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet, têm como opção o atendimento presencial, bastando dirigir-se à Ageprev (Av. Mato Grosso, 5.778, bloco 1, próximo à entrada do Parque dos Poderes).
Quem, porventura, se encontrar fora de Campo Grande, e não conseguir se recadastrar de forma on-line, precisará fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiver fora do país. O envio dos documentos deverá ser feito por meio dos correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR). Após conferidos e constatada a regularização, será necessário aguardar até dez dias para a liberação dos vencimentos.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev