Com o objetivo atuar em todas as áreas ligadas à previdência, de forma integrada e centralizada, a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) adquiriu o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev) junto ao Projeto de Modernização Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul (Profisco II).
A iniciativa se deu porque os diversos módulos contemplam desde o cadastro dos servidores efetivos, com seus históricos funcionais e financeiros, passando pela virtualização dos processos, o que trouxe à Ageprev a conotação do papel-zero, Folha de Pagamento dos Aposentados e Pensionistas, dentre outros.
Visando capacitar servidores da área de Recursos Humanos (RH´s) dos diversos órgãos do Poder Executivo, está em andamento um treinamento, dividido em grupos, tendo o mais recente ocorrido no dia 12/03 (terça-feira) no laboratório de informática da Secretaria de Estado de Fazenda.
Aos participantes foi demonstrado que todos os processos de aposentadorias devem se originar, virtualmente, no próprio órgão de lotação do servidor, fazendo com que desde o requerimento até a publicação do ato da aposentadoria seja feita de forma digital.
De acordo com o diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, “essa segunda fase do sistema é, na realidade, a consolidação do uso do Sisprev, uma vez que a primeira, consistiu em adequá-lo às necessidades da Ageprev, onde os processos de aposentadoria e pensão por morte já estavam tramitando virtualmente entre os diversos setores da Agência de Previdência. Agora com os RH’s, atingimos o uso pleno do sistema no que tange a esses processos de benefícios previdenciários”.
A capacitação dos vários órgãos do Executivo estadual está próximo de ser concluída, faltando apenas um grupo. Os RH’s que ainda faltaram terão, em breve, oportunidade de conhecer na prática como criar e instruir um processo de aposentadoria.
“Por fim, é importante dizer que os RH’s que já estão usando o sistema demonstram satisfação com a praticidade e facilidade que o Sisprev traz no dia-a-dia dos RH’s, uma vez que o sistema apresenta uma excelente usabilidade, bem como, por ser integrado com o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Sisged), apresenta uma agilidade considerável na montagem e trâmite desses processos previdenciários” concluiu João Ricardo.
Waldemar Hozano – Comunicação – Ageprev
Fotos: Ageprev