Entre os segurados da Ageprev – Agencia de Previdência de Mato Grosso do Sul, 613 ainda estão irregulares em relação ao Censo Previdenciário, o que representa 0,90 % da totalidade de beneficiários. Nesse universo se destacam os aposentados civis, do Executivo, que totalizam 215, seguidos de pensionistas, também civis, com 196 do Executivo e um do Legislativo, além de servidores ativos com 131, dos quais 127 são do Executivo, três do Judiciário e um do Legislativo.
Em relação aos policiais militares há registro de inadimplência de 30 reformados ou da reserva remunerada e 37 pensionistas. Se levarmos em consideração os índices percentuais de cadastros pendentes, chegamos a conclusão que entre os servidores civis ativos é de 0,41% e de 0,05% entre os militares. Os aposentados (civis) registram 1,02% do total enquanto os militares reformados ou da reserva são 0,69%.
O maior índice, 5,61%, é detectado no que se refere aos pensionistas civis, o que para os militares é de 3,21%. Note-se que estamos abordando o percentual relacionado com o universo de cada categoria considerada e que, no cálculo final, os casos irregulares não superam 0,90%. Esses valores se referem à mais recente pesquisa, realizada nesta quarta-feira 23 de agosto. Lembramos que, após a regularização, o segurado terá de esperar, até 10 dias, para receber sua remuneração.
O recadastramento para o Censo continua aberto e poderá ser feito por meio da internet acessando o site www.censo.ms.gov.br de onde estiver ou, se não conseguir, há opção de realizar presencialmente, se dirigindo à Ageprev (avenida Mato Grosso, 5 778, próximo à entrada do Parque dos Poderes). Os segurados ainda inadimplentes que têm dificuldade de regularizar online, e que não estejam em Campo Grande, precisarão fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiverem fora do país.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev