Gestores de RH de MS ressaltam importância de sistemática operacional padronizada na elaboração de processos de aposentadoria

Categoria: Benefícios | Publicado: segunda-feira, setembro 12, 2016 as 15:38 | Voltar

O diretor-presidente da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, Jorge Martins, fez a abertura da palestra “Benefícios Previdenciários”, na última sexta-feira (09), voltada à primeira turma de Gestores de Recursos Humanos (RHs) do Estado. Durante o encontro, os participantes ressaltaram a importância de uma padronização na sistemática operacional com normas e rotinas padronizadas para que os órgãos possam elaborar processos de aposentadoria.

20160909_081004“O servidor deve ser tratado com dignidade e respeito, pois é um colaborador. O Departamento de Recursos Humanos é um dos órgãos mais importantes de qualquer Secretaria. Creio que a partir de 2017, todos os processos estarão padronizados com normas, rotinas passo-a-passo e uma sistemática operacional indicando como deverá ser elaborado um processo de benefícios; desde a capa, até a concessão, desta forma o processo seguirá um fluxo perfeito”, destacou Jorge Martins.

Os RHs das Secretarias de Educação (SED) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), formaram a primeira turma e a palestra foi ministrada pela diretora de Benefícios da Ageprev, Natália Koshiikene Damasceno Ramires.

Diversos assuntos foram abordados no encontro, dentre eles: a Avaliação e Revisão das Normas de Procedimentos; e Análise de Conformidade na Concessão de Benefícios Previdenciários. O projeto é gerenciado pela assessora técnica da Ageprev, Drª Rosane Bacha, e tem como objetivo, orientar, capacitar e ouvir os gestores de Recursos Humanos do poder Executivo.

20160909_105019Durante a palestra, os gestores de RHs falaram sobre a importância da capacitação e das informações prestadas durante a abertura de um processo de aposentadoria. “Seria importante a cada seis meses, uma capacitação para os servidores das escolas. Estes precisam de informações nos locais de origem onde se monta o processo, principalmente no interior”, potencializou a gestora de RH da SED, Vanilda Rodrigues, ressaltando a necessidade da participação de todos os colaboradores.

20160909_105500O subtenente do Corpo de Bombeiros, Edson Marcos Gomes Nazário, enfatizou que o encontro “foi bem proveitoso e todas as dúvidas que tinha foram sanadas. Tive indagações de como seria trabalhada a mudança de nível e com relação a Certidão por Tempo de Contribuição. Mas como o diretor [Jorge Martins] mencionou, se vamos ter uma certidão formalizada para todos os órgãos, a situação atual deve melhorar”.

O gestor da Sejusp e tenente-coronel da Polícia Militar (PM), Ademir de Oliveira, considerou a padronização dos procedimentos, de acordo com a legislação, um dos pontos fortes a serem atingidos com o evento. “Se o órgão de origem nas regionais do Estado deixam algo por fazer, essa palestra servirá para dirimir as dúvidas, padronizar procedimentos, estreitar o relacionamento com os órgãos e a diretoria da Ageprev, otimizando o relacionamento interpessoal”, disse o militar.

20160909_105917O primeiro-sargento da PM, Getúlio Morelli dos Santos, declarou que “essas reuniões são importantes por ser uma extensão da Ageprev e devem ser feitas mais vezes para evitar a devolução do processo”.

Veja a galeria:

Alessandra Messias - Assessoria de Comunicação

Publicado por: devops

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.