Visando dar início ao alinhamento técnico para incluir procedimentos do Ministério Público do Estado no Sistema de Gestão Previdenciária da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul, foi realizada nesta terça-feira (06/08) reunião entre os responsáveis pela gestão de pessoas do MPMS e equipe de Tecnologia da Informação da Ageprev/MS.
Iniciando a reunião, o Diretor-Presidente da Ageprev, Jorge Oliveira Martins, agradeceu a presença dos representantes do MPMS, lembrando que a previdência relativa aos servidores públicos estaduais, em qualquer Poder ou Órgão Independente, tem como gestor único a Ageprev e, exatamente por isso, a agência não tem medido esforços para executar o melhor serviço aos segurados, e que o sistema SisprevWeb tem papel fundamental na execução dessa competência, pois consolida, qualifica e agiliza os benefícios previdenciários definidos na Constituição e demais dispositivos legais.
Jorge Martins lembrou, também, que há necessidade de integração entre todos os envolvidos com a previdência estadual de tal maneira que o segurado ativo, aposentado ou pensionista tenha facilidade no trato dos seus benefícios previdenciários, e com o uso do sistema todos terão ganhos na produtividade, assertividade e qualidade das análises desses benefícios.
Em continuidade, o Diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, em nome do Diretor de Gestão de Pessoas do Ministério Público Wellington Marthos, agradeceu a presença de todos e explicou as vantagens que o MPMS terá ao se integrar com o nosso sistema de gestão previdenciária, o SisprevWeb.
Como pauta da reunião, foram delineados os passos a serem seguidos para integração dos dados dos segurados do MPMS com o Sistema de Gestão Previdenciária da Ageprev. Com essa iniciativa, todos os processos de benefícios previdenciários serão tramitados pelo sistema de forma 100% digital, eliminando impressão de documentos, guias de tramitação ou manuseio de processos físicos.
Outra vantagem do SisprevWeb, segundo João Ricardo, é a possibilidade que os servidores efetivos terão ao simular suas aposentadorias, uma vez que o sistema, alimentado com dados da sua vida funcional, indicará se o segurado do RPPS/MS já pode se aposentar ou, caso ainda não tenha preenchido os requisitos, quando isso poderá acontecer, tudo de acordo com as regras da previdência estadual (Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005) e os ditames constitucionais sobre o tema.
Na oportunidade, foi entregue aos representantes do Ministério Público leiaute com as informações necessárias para geração dos dados e posterior importação no SisprevWeb, passo fundamental para efetivação desse projeto piloto.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev
Fotos: Ageprev