Visando alinhar a integração dos dados previdenciários dos policiais militares e dos bombeiros militares de Mato Grosso do Sul com o sistema SisprevWeb, bem como tratar de assuntos técnicos para efetivar essa integração, foram realizadas reuniões na sede da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, das quais participaram integrantes da diretoria da Agência e do comando e oficiais superiores das duas corporações.
No primeiro encontro, foi demonstrada a necessidade dos dados previdenciários estarem cadastrados no Sistema de Gestão de Pessoas do Poder Executivo (Sisged) e o impedimento do uso dessa ferramenta em função da falta de dados da vida funcional desses militares, uma vez que a Polícia Militar alimenta um sistema próprio, o Sicoe. Ressalte-se que, por meio da Diretoria de Gestão da Informação, a Ageprev promoveu o treinamento de 130 militares que atuam no setor de Recursos Humanos dos diversos batalhões de todos os municípios do Estado.
Dessa primeira reunião participaram o Diretor-Presidente da Ageprev Jorge Martins, os comandantes gerais da Policia Militar, coronel PM Renato dos Anjos Garnes e do Corpo de Bombeiros coronel BM Frederico Reis Pouso Salas, a sub-comandante da PM, coronel Neidy Nunes Centurião, além dos diretores da Ageprev Selmo Cassimiro da Silva (adjunto), Natália Damasceno Ramires (de Benefícios) e João Ricardo Oliveira (de Gestão da Informação).
Já na reunião posterior, cuja finalidade foi tratar de assuntos técnicos visando a efetivação da integração, e para tanto, além dos integrantes do alto escalão da PM e BM contou com presença de pessoas militares envolvidos na área de tecnologia da informação das corporações. Coube ao Diretor de Gestão da Informação da Agência de Previdência, João Ricardo, evidenciar a necessidade de serem inseridas no SisprevWeb as informações previdenciárias dos militares o que vai permitir o uso do sistema já utilizado em relação aos servidores civis, quando se trata de aposentadoria.
Natália Ramires, Diretora de Benefícios da Ageprev argumentou a respeito da complexidade da legislação dos militares em se tratando de benefícios na inatividade e que essas regras estão sendo implantadas no SisprevWeb, de forma a permitir maior celeridade e precisão no fluxo dos requerimentos, assim evitando retrabalhos. João Ricardo se comprometeu a encaminhar aos dois comandos leiaute dos dados necessários de modo a acelerar a migração para o sistema a ser adotado.
Os participantes da segunda reunião foram os oficiais superiores tenentes coronéis PM Renato Nakazato, Edson Guardiano, Massilon Silva Neto. Representando os bombeiros estiveram o coronel Denny Cavalcanti, o tenente coronel Aldinei Peres da Silva e o major Dilson Higa. Já, a Ageprev esteve representada pelo Diretor Adjunto Selmo Cassimiro da Silva, de Benefícios Natália Ramires e de Gestão da Informação João Ricardo Oliveira.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev
Fotos: Ageprev