É possível considerar este trabalho uma extensão da pesquisa intitulada “Mensuração dos Impactos Gerados Pós 1º Ciclo de Educação Previdenciária”, pois após a conclusão desta, que fomentou importantes informações a respeito do trâmite dos processos previdenciários, identificou-se a precípua necessidade de uma investigação específica, que privilegiasse somente os processos nascidos e concluídos após o Treinamento/Capacitação Previdenciária. Portanto, a validação genuína da efetividade ou não do Treinamento/Capacitação Previdenciária, ministrado em 2016, estampada de forma fidedigna, só foi possível graças a este aprofundamento do escopo.
Para visualizar limpidamente os resultados obtidos pelo 1º Ciclo de Educação Previdenciária, a pesquisa denominada “Mensuração de Resultados: Processos Nascidos e Concluídos Pós-1º Ciclo Educação Previdenciária” restringiu-se aos processos nascidos e concluídos entre 01/10/2016 a 19/05/2017, calcada no universo de 214 processos. A amostra aleatória simples contemplou 126 processos, o equivalente a 100% do universo disponível.
Os números obtidos são robustos, consistentes e validam os audazes impactos gerados pelo 1º Ciclo de Educação Previdenciária, permitindo perceber que além da capacidade técnica lapidada durante o Treinamento/Capacitação, houve uma profunda metamorfose de comportamento nos Departamentos de Recursos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul.
Verificou-se, concatenada a uma mudança de cenário – propositada pelo treinamento/capacitação -, uma substancial agregação de valor nas práticas processuais, pelos atores envolvidos nas rotinas operacionais. Os números são tão contagiantes que a AGEPREV pretende compartilhar a Pesquisa com todos os Departamentos de Recursos Humanos durante um Coffee Break, a ser agendado para breve.