De acordo com levantamento realizado nesta segunda-feira (28 de agosto), permanecem bloqueados os salários de 570 segurados da Ageprev – Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, por não terem providenciado a atualização de seus dados em relação ao Censo Previdenciário, apesar das várias campanhas de divulgação com objetivo de evitar transtornos.
Desse total, 199 são aposentados, 177 pensionistas civis (um dos quais vinculado ao poder Legislativo) 37 pensionistas militares e 29 militares reformados ou da reserva remunerada. Entre os segurados – servidores ativos, integrantes do Poder Executivo – 128 permanecem inadimplentes, divididos em 122 civis e três militares que fazem parte do Poder Executivo, dois do Poder Judiciário e um do Legislativo.
Considerando que a “data de corte” se deu com o fechamento da folha de pagamento relativa ao mês de julho, no dia 18 daquele mês, oportunidade em que havia 2.096 segurados irregulares, 1.510 completaram o cadastramento, mesmo com atraso, e tiveram suas remunerações liberadas. O prazo para a liberação do salário, para quem regularizou seu cadastro é de dez dias úteis.
Convém lembrar que, após a regularização dos dados, que pode ser realizada por meio da internet acessando o site www.censo.ms.gov.br de onde estiver ou, se não conseguir, há opção de realizar presencialmente, se dirigindo à Ageprev (avenida Mato Grosso, 5.778, próximo à entrada do Parque dos Poderes). Os segurados que não conseguirem online e que não estejam em Campo Grande, precisarão fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiver fora do país. Observa-se que o envio dos documentos deverá ocorrer por meio dos Correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR).
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev