O Diretor Técnico da Brasilis Consultoria, Gustavo Carrozzino, apresentou nos dias 1º e 2 de junho, os “Resultados da Avaliação Atuarial de 2017” aos servidores da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul e gestores de Recursos Humanos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Também participaram membros do Conselho Estadual de Previdência (Conprev), Comitê de Investimentos (COIN), Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Auditores do Estado e Superintendência de Contabilidade Geral.
“Convidamos os gestores de todos os poderes para apresentar os resultados da Avaliação Atuarial de 2017”, disse o Diretor-Presidente, Jorge Martins, na abertura do encontro.
Desde 2006, o Atuário, Gustavo Carrozzino, elabora o Cálculo Atuarial do Regime Próprio de Previdência de Mato Grosso do Sul, destacando que para vencer obstáculos, “o segredo é mudar a regra do jogo e capitalizar”.
“Ao segregar a massa, o Plano Previdenciário foi capitalizado, formando uma reserva de poupança, que irá garantir o pagamento dos benefícios previdenciários aos servidores que ingressaram no Governo a partir de 28 de junho de 2012. Neste sistema, os ativos se sustentam, quebrando o pacto entre gerações, que se mostra ineficaz com o envelhecimento populacional”, explicou Carrozzino.
Ele também ressaltou a importância da Ageprev gerir as aposentadorias de todo o Estado, independente do órgão ou poder de lotação do servidor: “A Ageprev é a Unidade Gestora da Previdência no Estado do Mato Grosso do Sul. Assim, é de sua exclusiva responsabilidade a concessão, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários”. Atualmente, a Ageprev executa tais funções apenas para os servidores do Executivo.
Segundo Carrozzino, o Plano Previdenciário apresenta um Superávit Atuarial de R$ 655 milhões. Já o Plano Financeiro apresentou uma expectativa de redução do déficit financeiro de R$ 565 milhões em relação à estimativa apresentada no estudo anterior, devido ao cumprimento ao disposto no artigo 23 da Lei 3.150/2005: “com a implementação da contribuição patronal de 22% sobre o total dos proventos de aposentadorias e pensões, haverá uma redução do déficit financeiro e, consequentemente, da complementação do Tesouro Estadual. Entretanto, nem todos os poderes estão realizando o correto repasse desta contribuição", disse o Diretor-Presidente da Ageprev, Dr. Jorge Martins.
Participaram da reunião do dia 1º: Nilton Leopoldino Rodrigues, Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas do Estado, Raphael Bilinski, Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal do Tribunal de Justiça de MS, Marlene Figueira da Silva, Secretaria de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Desiree Oliveira da Silveira, Assistente Social do Ministério Público, Lourdes Paim de Moraes, Chefe do Departamento de Pagamento do Ministério Público, Sandra Maria Mauro Lopes, Auditora do Estado, José Carlos Hilleshein, Auditor do Estado ambos da Auditoria Geral do Estado, Oraide Katayama, Superintendente da Superintendência de Contabilidade Geral do Estado, na Secretaria de Fazenda, Arli Cunha Dauzarker, Auditora Fiscal, e Sávio da Silva Rocha, Coordenador de Informação da Folha de Pagamento.
Hoje (2), estiveram presentes na palestra os membros do Conprev: Francisco Carlos Assis, Presidente do Conprev, Maria Cristina Uehara Hisano e Geni Lúcia Pasinotto Basso, representantes do Poder Executivo, Paulo Rodrigo Caobianco, do Poder Legislativo, Idianez Maria Menegas, do Poder Judiciário, Ariele Aurora Almeida Moreira da Rosa, Ministério Público Estadual, João Carlos de Assumpção Filho, Tribunal de Contas, Coronel QOPM Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, servidor da Polícia Militar, Idalina da Silva, representante dos Servidores Ativos, Júlio Cezar Vieira de Almeida, Servidores Aposentados, Celi Teresinha Moreira Leal, Secretária Executiva do Conprev. E também o Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Nogueira, membro do Comitê de Investimentos (COIN).
Veja a galeria:
Alessandra Messias - Assessoria de Comunicação
Publicado por: devops