Visando prevenir acidentes de trabalho, foi lançado pelo governo do Estado o projeto denominado Abril Verde com o lema “Prevenir é proteger: segurança no trabalho”. A campanha alerta que “muitas vezes os acidentes de trabalho são resultado de descuidos evitáveis”, evidenciando a necessidade de atenção aos riscos e estimulando a atuação conjunta dos órgãos do Governo no sentido de promoverem uma cultura de prevenção.
No âmbito da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), a preocupação com a incidência de acidentes de trabalho é constante. Está ao seu encargo atestar a necessidade de afastamento de servidores públicos, o que ocorre por meio da realização de perícia médica. Participando da iniciativa, foram afixados cartazes em locais visíveis da Agência de Previdência para, assim, chamar a atenção dos servidores bem como das pessoas que procuram os seus serviços.
No ano de 2023, houve procura de 135 servidores do Estado que, tendo sido vítimas de acidentes de trabalho, passaram pelo setor de perícia. Muitos deles tiveram parecer favorável para o afastamento. A maior procura, com 17 no total, ocorreu no mês de setembro. Nos meses de março e julho foram 15 enquanto em junho houve 14 registros.
Nos outros meses do ano, em ordem decrescente de registros, ocorreram 13 em outubro, 11 em dezembro, 10 em maio, nove em janeiro e abril, oito em agosto e sete fevereiro e novembro. Observe-se que houve registros em todos os meses do ano.
De acordo com observação do setor de Perícia Médica, vários casos poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev
Ilustração: Ageprev