Em parceria com o Sebrae/MS, a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) deu início, nesta quarta-feira (20), à execução do Projeto Ageprev 60+, que tem como objetivo apoiar aposentados do Regime Próprio de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) a enfrentarem os desafios do envelhecimento por meio de ações inovadoras, criativas e prazerosas.
A iniciativa busca valorizar os aposentados, aproximando-os ainda mais da Agência de Previdência. O projeto será realizado por meio de atividades, encontros e rodas de conversa. A primeira ação aconteceu na sede do Sebrae/MS e contou com a participação de mais de 30 servidores aposentados, oriundos de diversos órgãos estaduais.
A roda de conversa inaugural foi conduzida pela consultora sênior Andréa Gregório, pela analista financeira Bianca Brandão e pelo analista Douglas Wellington Fernandes, todos do Sebrae. Pela Ageprev, estiveram presentes a analista Cláudia Domingues, e a assistente Luciana Gomes. Durante o encontro, os consultores ouviram os participantes, esclareceram dúvidas e compartilharam orientações práticas.
Ao longo da atividade, os aposentados relataram suas experiências, destacaram desafios e apresentaram expectativas em diferentes áreas, demonstrando entusiasmo pela iniciativa. Para muitos, o projeto representa uma oportunidade de retomar objetivos antes considerados distantes e de obter informações que podem ajudar a superar a inatividade e o isolamento.
Segundo Josceli Pereira, aposentado após décadas de trabalho na Secretaria de Fazenda, “foi uma surpresa agradável saber que a Ageprev buscou apoio no Sebrae e que encontramos aqui um espaço para expor nossas dificuldades e receber orientações que nos ajudam a pensar em um futuro mais produtivo”.
Já Plínio Antônio de Souza, aposentado após atuar em diferentes repartições do Estado e ainda em atividade, destacou que seu interesse maior está em ampliar os conhecimentos sobre educação financeira. “Meu objetivo é, futuramente, ministrar palestras para aposentados e trabalhadores próximos da aposentadoria, incentivando-os a se prepararem para esse momento, sem ociosidade ou medo de enfrentar a velhice”, afirmou.
De forma didática, os representantes do Sebrae se dispuseram a orientar cada participante conforme suas demandas, oferecendo encorajamento para que enfrentem os desafios do pós-aposentadoria e possam desenvolver atividades capazes de trazer não apenas satisfação pessoal, mas também novas oportunidades de geração de renda.
Entre os principais temas previstos para os próximos encontros estão: empreendedorismo, uso de mídias sociais, educação financeira, prevenção contra golpes, além da desmistificação do site da Ageprev e atualização cadastral.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev
Fotos: Ageprev