Segurados do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, aposentados e militares da reserva remunerada ou reformados, ainda são maioria entre os inadimplentes em relação ao Censo Previdenciário. Atualmente, 135 civis e 21 militares continuam com a situação irregular e, consequentemente, não estão recebendo seus salários ou proventos.
Entre os servidores ativos, do Poder Executivo, 116 civis e três militares se encontram em situação idêntica. Já, os pensionistas que ainda não regularizaram a situação cadastral, são 100 civis e 19 militares. De acordo com o levantamento mais recente realizado pela Diretoria de Gestão de Informação da Ageprev – Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, no geral, são 394 os segurados com rendimento líquido bloqueado que poderão voltar a receber em até dez dias após atualizarem seus dados cadastrais.
Os segurados que desejarem regularizar o cadastro podem fazê-lo, preferencialmente na modalidade on-line, acessando o site www.censo.ms.gov.br. Aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet, têm como opção o atendimento presencial, bastando dirigir-se à Ageprev (Av. Mato Grosso, 5.778, bloco 1, próximo à entrada do Parque dos Poderes).
Os segurados que se encontram fora de Campo Grande, e que não conseguirem se recadastrar de forma on-line, precisarão fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiverem fora do país. O envio dos documentos deverá ser feito por meio dos correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR). Após conferidos e constatada a regularização, será necessário aguardar até dez dias para a liberação dos vencimentos.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev