Promovendo o slogan da campanha: “Nós Somos o Trânsito”, e com o intuito de orientar pedestres e condutores, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizou hoje (11), no mês do Maio Amarelo, palestra aos servidores da Ageprev sobre conscientização no tráfego de pessoas e motoristas em ruas, avenidas, rodovias e ciclovias.
De acordo com o gestor de educação e segurança, da Divisão de Educação do Detran-MS, Ivar Custódio da Silva, é importante a conscientização dos condutores e pedestres. “Temos que dirigir por nós e para os outros. Tenho que fazer a minha parte e dos demais. Todos juntos convivendo em harmonia”, declarou.
O palestrante chamou atenção para o número de óbitos que cresceu neste ano. Em 2016, foram 76 mortes, já no ano de 2017 o número caiu para 57, e neste ano, o índice já pontua 35 falecimentos em decorrência de acidentes de trânsito.
Durante o encontro e respondendo as dúvidas dos servidores, Ivar Custódio, salientou a necessidade do uso de cinto de segurança, capacete e retrovisor para condutores de carros e motocicletas.
Ele pediu “mais atenção aos motoristas para não andarem alcoolizados”, pois a Lei nº 13.546/2017 incide não só a multa, mas também a reclusão de dois a cinco anos para quem for parado pelo agente de trânsito e estiver sobre o efeito de qualquer substância psicoativa. Veja o quadro:
Dirigir manuseando ou falando ao celular também dá multa. Saiba os valores das infrações abaixo:
Alessandra Messias – Assessoria de Imprensa