Com objetivo de proporcionar mais segurança, evitando fraudes que venham prejudicar os servidores, a Superintendência da Folha de Pagamento juntamente com a Superintendência de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas do governo do Estado, ambos órgãos da Secretaria de Administração, inseriu mudanças em relação ao acesso ao Portal do Servidor, em vigor desde esta terça-feira, 01 de agosto de 2023.
Entretanto, mesmo se tratando de atualização para garantir mais segurança com o impedimento a terceiros não autorizados, a mudança vem acarretando dificuldades aos segurados da Ageprev (inativos e pensionistas) que não têm conseguido acessar o sistema e encaminhar solução para demandas que antes eram resolvidas com celeridade.
A garantia da confidencialidade das informações contidas no Portal prevenindo o acesso por terceiros trata-se, na realidade, de uma medida importante, até porque, partir da atualização, para pleitear os serviços oferecidos, será necessário o registro de uma nova senha, da qual só o interessado terá conhecimento, o que poderá ser feito na opção “Esqueci minha senha” para, então, entrar no Portal.
Para validação, a nova senha deverá ser enviada para o e-mail registrado nos dados cadastrais do segurado interessado. Caso o e-mail esteja desatualizado e rejeite a validação, será necessária a atualização junto à Ageprev, o que poderá ser feito pessoalmente garantindo a segurança do procedimento.
Como forma de garantir a confiabilidade dos dados é vedada a possibilidade de atualização via telefone. Os inativos e pensionistas, poderão ter apoio dos servidores da Agência de Previdência para cadastrarem um e-mail pessoal, caso não possuam outro com acesso exclusivo. No caso do segurado não poder se dirigir pessoalmente, deverá enviar um e-mail para unas@ageprev.ms.gov.br, com requerimento simples, assinado digitalmente, informando qual deverá ser atualizado.
Para cadastrar a nova senha, o servidor tem alguns passos a serem seguidos, tais como: entrar no site portaldoservidor.ms.gov.br; clicar em “Esqueci minha senha”; digitar o CPF e a senha de oito dígitos, além soma de valores expostos, em espaços específicos e, na sequência, informar alguns dados cadastrais como matrícula, data de nascimento, RG e, novamente, a soma de algarismos expostos.
Clique aqui para visualizar o passo a passo, de como recadastrar sua senha.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev