A Ageprev promoveu a Primeira Roda de Conversa Janeiro Branco

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 1, 2023 as 13:41 | Voltar

CONSCIENTIZAÇÃO

Neste mês a Ageprev e a Escolagov, ampliando a parceria em ações psicoeducativas, abraçaram à campanha nacional e internacional Janeiro Branco, que foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrão e está em sua décima edição, tendo um instituto com os mesmo nome e contato nas redes sociais. A campanha que objetiva a promoção da cultura de saúde mental, semelhantemente a outras campanhas de saúde, adotou o mês e a cor símbolos para lembrar e intensificar as ações de conscientização da humanidade sobre as necessidades atuais, individuais e coletivas, relacionadas à saúde emocional e mental.

E neste contexto, exemplificando o que dizia George C. Marshall, sobre “Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que apenas se planejam”, a Ageprev promoveu a Primeira Roda de Conversa Janeiro Branco: “autocuidado emocional e mental” que contou com a parceria com a Escolagov.

Sylvio Tutya, Mestre em Psicologia da Saúde foi o facilitador da roda, retomando contato e atividades com a agência, pois em junho de 2019 realizou uma das pesquisas com os servidores, sobre de saúde no trabalho, defendeu tese e publicou um artigo sobre o tema, obtendo o título de mestrado, por intermédio do Acordo de Cooperação Mútua firmado entre a Agência de Previdência Social de MS, assinado pelo Diretor-Presidente, Jorge Oliveira Martins, e a Missão Salesiana de Mato Grosso-Universidade Católica Dom Bosco, Reitor Pe. Ricardo Carlos, para o intercâmbio e a cooperação técnico-científico, tendo como supervisora e Coordenadora do Projeto e Pesquisadora-Chefe da UCDB, Liliana A. M. Guimarães, Pós-doutora em Saúde Mental e Trabalho.

A roda de conversa foi realizada no último dia 27 (sexta-feira), na sala de aula “Antonieta Colman”, na Escolagov, com a participação de um grupo de servidoras públicas, que trabalham nas duas entidades públicas; elas perceberam e reconheceram a necessidade, dedicarem atenção e tempo de qualidade a si mesmas, participaram da ação institucional oferecida. Com essa pontual e significativa ação, a Ageprev e a Escolagov lançaram a ação institucional de cuidado em saúde e valorização do servidor, e as servidoras participantes da roda deram o primeiro passo de suas jornadas de autocuidado no trabalho.

Hoje, iniciamos o mês de fevereiro e lembramos que os cuidados em saúde devem ser mantidos e praticados, de janeiro a janeiro. Afinal, já sabemos que os cuidados com a saúde integral (física, emocional, espiritual, socioambiental, intelectual, financeira e profissional) devem ser constantes, praticados ao longo de todo o ano e em todas as fases de vida, para assegurar a conquista e manutenção do bem-estar, da qualidade de vida, em última instância, para usufruirmos de uma vida com propósito.

https://www.ageprev.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/janeiro-branco_equilibrio-mente-corpo-coracao.jpg

E enquanto aguardamos para participar das próximas rodas de conversas, que serão executadas nos próximos onze meses, convidamos a você para juntos buscarmos evitar os sofrimentos humanos no trabalho, prevenindo ou conduzindo melhor o mal-estar, o adoecimento e morte evitáveis; aprendendo, praticando e incentivando pelo exemplo aos nossos pares e lideranças com estratégias verdadeiramente simples de autocuidado em saúde e convivência harmônica, com algumas dicas a seguir:

 

  • Conheça a si mesmo, saiba como faz suas escolhas e como encontra a sabedoria/conhecimento: viva a sua vida e à sua maneira;
  • Organize seu tempo e se priorize na agenda;
  • Cuide da saúde física e mantenha-se ativo, com atividades do seu gosto;
  • Cultive bons relacionamentos: mantenha abertura para diálogos com familiares, amigos e colegas de trabalho – sempre que possível, fale, sorria, abrace e ame;
  • Reserve e valorize os momentos de lazer: aonde vive e/ou em novos lugares;
  • Diminua o tempo on-line: faça uma pausa nas redes sociais;
  • Sonhe e realize: estabeleça objetivos e conquiste metas;
  • Priorize e valorize as noites de sono: 7h a 8h são revigorantes
  • Não tenha medo ou preconceito em buscar ajuda profissional, preferencialmente, multiprofissional (psicólogos, psiquiatras, etc);
  • Desperte e conecte-se à sua espiritualidade: em qualquer fase de sua vida, busque viver e conviver com sentido e propósito para sua vida.

 

Não descuide de si. Primeiro, compromisso de amor, para consigo, e estando equilibrado, ofereça cuidado ao outro. Aceite e ofereça ajuda, dentro de suas possiblidades. A vida pede equilíbrio: um passo de cada vez, vamos juntos nessa: venha para o lado da saúde emocional e mental e tudo o mais te será acrescentado!

 

 

Organização: Giselda Giffoni, Astec/Ageprev

Fotos: Gleiciane Araújo, Escolagov

Publicado por: Jhonatan P. Dias, Dirgin/Ageprev

Publicado por: jpdias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.