Realizado nos dias 24 e 25 de abril, no município de Três Lagoas, o workshop “Ageprev perto de você” atingiu o objetivo. O evento contou com participação de cerca de 100 servidores públicos estaduais ativos dos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria, além da cidade sede do evento.
Secretária de unidade de ensino há 27 anos, a servidora Sandra Medeiros Bueno, da Secretaria de Estado de Educação, afirmou já ter participado de vários seminários, palestras e encontros, “desde quando a denominação não era workshop; e esta é a primeira vez que vejo uma dinâmica produtiva e que, na realidade, vai somar muito no desenvolvimento do nosso trabalho. Só posso dizer que se trata de algo excepcional”. Entusiasmada com o evento, a servidora Sandra relatou ao Diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo, dizendo que “o sistema apresentado é o melhor sistema que ela já viu, pois além da facilidade no uso, traz aos servidores que trabalham no setor de RH uma ferramenta poderosa na instrução dos processos de aposentadoria.”
Sandra afirma que para se tornar um ciclo completo de aprendizagem basta que os participantes não só apliquem os conhecimentos adquiridos, mas também os divulguem e levem para um número maior de servidores, independentemente dos setores que ocupam. “A metodologia aplicada é perfeita, esclarecedora em todos os sentidos. O que aprendemos não deve ser tomado como individual, já que outras pessoas também podem tirar proveito”.
A sistemática de separação dos participantes em pequenas turmas com revezamento de salas de aprendizagem permitiu maior interação entre servidores e equipe técnica, de maneira a potencializar a apreensão do conteúdo ministrado. Os temas debatidos foram: Benefícios e Legislação Previdenciária, Perícia Médica, Sistema de Gestão Previdenciária, além de Educação financeira.
Servidor da Agesul há 22 anos, atualmente em Paranaíba, Everson Francisco da Silva Menezes afirmou que “milita no administrativo e financeiro mas não deixa de ajudar quando há necessidade no RH”. Questionado sobre a relevância do evento, o servidor afirmou estar bastante satisfeito como que está levando de conhecimento : “Só o que posso dizer é que saio daqui tendo aprendido muito e consegui sanar muitas dúvidas que tinha na prática”.
A avaliação da servidora Diva Fonseca Soares, integrante da Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado de Educação em Três Lagoas também se soma à da maioria dos participantes. Ela esclarece que, com 39 anos de dedicação ao serviço público na educação, já teve oportunidade de participar de eventos com objetivo de adquirir conhecimento, mas ressalta que no evento da Ageprev o destaque “foi a aplicação de uma dinâmica e metodologia inclusiva em que cada participante teve liberdade de se manifestar, ser interativo. Não há dúvida de que muitos vão classificar sua vida profissional como antes e depois desse evento. Que vai trazer mudanças na vida profissional. Não esperava tanto desse seminário. Foi além do previsto em todos os sentidos, desde a organização”.
A próxima reunião do projeto está prevista para ocorrer nos dias 22 e 23 de maio no município de Ponta Porã, alcançando também servidores dos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã, Amambaí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Waldemar Hozano – Comunicação Ageprev
Fotos: Ageprev