A Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (AGEPREV) realizou, na manhã de quinta-feira (25/7), audiência pública destinada à apresentação do Relatório de Governança Corporativa, dos resultados da Política de Investimentos referentes a 2024 e da Avaliação Atuarial de 2025.
O evento reuniu servidores ativos e inativos do Estado, representantes do Fórum de Servidores e de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo público estadual, integrantes dos Conselhos Fiscal e Deliberativo do RPPS/MS, membros da sociedade civil e servidores da própria Agência.
Na abertura, o Diretor-Adjunto, Selmo Cassimiro da Silva, destacou as atividades institucionais e as ações de governança corporativa desenvolvidas pela Agência em 2024 e 2025, detalhando medidas implementadas para a obtenção da certificação institucional do Programa Pró-Gestão.
Em seguida, os presidentes dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, Arthur Barbosa Rodrigues e Bruno Alves do Nascimento, apresentaram um resumo das principais atividades desempenhadas pelos colegiados no acompanhamento da atuação da AGEPREV.
Na sequência, o Diretor Administrativo e Financeiro, Artur Vitor de Lima, abordou a Política de Investimentos, Contábil e Financeira da instituição. O encerramento contou com a apresentação do atuário Thiago Fernandes, responsável pela Avaliação Atuarial, seguida da participação do público, que pode encaminhar perguntas aos palestrantes.
Segundo os participantes, a audiência foi considerada bastante positiva por “esclarecer questões comuns a grande parte dos segurados”. Destacou-se ainda que muitas dúvidas podem ser sanadas diretamente no site da AGEPREV (www.ageprev.ms.gov.br).
Cumprimento às normas e certificação institucional
A audiência pública, instrumento de transparência da gestão, atende às normas que regulam a administração do RPPS/MS, em especial a Portaria MPS nº 185/2015, que instituiu o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios – Pró-Gestão RPPS. A iniciativa é fundamental para a manutenção da Certificação Institucional conquistada pela AGEPREV em 2024.
A Certificação Institucional é um reconhecimento às unidades gestoras de RPPS pela adoção de boas práticas de governança, gestão, controles internos, transparência e educação previdenciária, conforme padrões estabelecidos pelo Ministério da Previdência Social. Na prática, representa um selo de qualidade da gestão previdenciária, evidenciando que os recursos são administrados com eficiência, segurança e responsabilidade – o que reforça a confiança de servidores, aposentados, pensionistas e de toda a sociedade.
Waldemar Hozano
Assessor de Comunicação – Ageprev